O EVENTO

SIMULAÇÃO UNIVERSITÁRIA DE DEBATES DIPLOMÁTICOS II

A SUDDI – Simulação Universitária de Debates Diplomáticos – é um tipo de evento conhecido mundialmente pela sigla “MUN” (Model of United Nations), que em português corresponde a Modelo das Nações Unidas. Trata-se de uma simulação, onde os participantes (estudantes) representarão delegações dentro de um ambiente diplomático para discutirem temas de grande visibilidade no cenário internacional.

Os ambientes são os comitês. Cada comitê celebra uma reunião com diversos atores internacionais, como Estados, Organizações Internacionais (OIs) e Organizações Não Governamentais (ONGs), com o intuito de discutir determinada problemática e alcançar, através dos debates, uma resolução final no âmbito das Nações Unidas. As reuniões dividem-se em sessões que acontecem durante o dia inteiro, sendo separadas por intervalos, elas podem variar de duas a três sessões por dia, tendo a reunião um total de três dias de discussões, até que seja elaborado um Documento de Resolução.

Cada estudante, nesses ambientes, tem o dever de defender a política externa da delegação que está representando, seja ela a favor, contra ou neutra em relação à problemática. A ideia é que o participante, que representará desde diplomatas, a chefes de Estado, Ministros, ou especialistas, desempenhe as funções desses profissionais estabelecendo um diálogo com as demais delegações, buscando soluções para o tema que estiver em discussão. O desempenho dos participantes na argumentação, elaboração de documentos, obediência e conhecimento das regras, bem como na oratória, é avaliado durante todo o evento pelos diretores de cada comitê, para que no final, os que mais se destacarem recebam Menção Honrosa.

Os comitês da nossa segunda edição serão a Organização Internacional do Trabalho (OIT), com a discussão do tema: As Correntes Invisíveis na Indústria do Trabalho Infantil, o Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR), com a discussão do tema: De um ambiente hostil para outro: a violência sexual contra refugiados na Síria, e o Comitê de Imprensa Internacional (CII), simulando os jornais The Guardian e El Pais.

Concomitantemente, além dos debates, haverá um dia (11 de julho) voltado para apresentação de trabalhos científicos e palestras. Os trabalhos estarão inseridos dentro de dois Grupos de Trabalho: GT1 – Direitos Humanos e Direito Internacional: e GT 2 – Política Externa Brasileira. Já as palestras tratarão sobre o papel e estrutura da ONU, a efetividade de Tratados Internacionais e a Política Externa Brasileira atualmente. A última palestra representará a abertura da simulação, e será realizada na noite anterior ao início das reuniões simuladas. Todas serão ministradas por professores e/ou profissionais especialistas nos temas do modelo, assim como outros que poderão ser convidados para compor a mesa.