NORMAS PARA PUBLICAÇÃO

SUBMISSÃO DE TRABALHO

CRITÉRIOS

Tipo: Artigo Científico.
Número de páginas: mínimo de 10(dez) e máximo de 15(quinze) páginas.
Tamanho da fonte: 12, para o texto e, 10 para citação direta/nota de rodapé.
Fonte: Times New Roman.
Alinhamento: Justificado, com 3 cm bordas laterais e 2 cm bordas superior e inferior.
Espaçamento: 1,5 para texto e simples para citações.
Título: em caixa ALTA e negrito.
Estrutura do artigo: Título – Autor – Resumo – Palavras-Chave – Introdução – Desenvolvimento – Considerações Finais – Referências

MODELO DE ARTIGO CIENTÍFICO: CLIQUE AQUI PARA ACESSAR.

> O trabalho poderá ser elaborado por até dois autores (um autor – responsável pela exposição, e um coautor) e endereçado ao GT escolhido logo abaixo do(s) nome(s).
> É permitida a submissão de, no máximo, 2(dois) trabalhos por pessoa (tanto na condição de autor, como na de coautor).
> A divulgação dos trabalhos aprovados para publicação e exposição será dia 31 de julho de 2017.
> Na apresentação oral, o participante terá 5 minutos para exposição. Não será permitido o uso de recursos audiovisuais.
> O artigo completo deverá ser enviado até dia 26 de julho de 2017, em formato de pdf para o e-mail: submissao.suddi@gmail.com

Os Grupos de Trabalho serão coordenados por professores colaboradores do evento, divididos nas seguintes linhas:

 

GT I- “Direitos Humanos e Direito Internacional”

Desde as primeiras convenções sobre Direitos do Homem e Direitos Humanos, que a temática dos direitos e garantias fundamentais dos seres humanos é discutida assiduamente no ambiente internacional. Diferentes atores juntam-se para discutir e regular temáticas referentes aos Direitos Humanos. Internamente, cada país detém e aplica suas leis, as quais tem como suporte e, muitas vezes como base, as Convenções e os Tratados Internacionais que regulam essa temática. Dessa forma, faz-se mister uma análise por parte das Ciências Jurídicas dessas duas esferas do Direito, que andam sempre em conjunto, evidenciando sua correlação.

GT II- “Segurança Humana”

Esse GT refere-se à uma temática cujo conceito ainda é recente, o de Segurança Humana. Esse conceito é entendido a partir da ideia de provimento de Segurança por parte do Estado aos seus indivíduos, humanizando-lhes. É a forma de garantia de bem-estar dos povos, que vai além da segurança das fronteiras, como um bem político que se materializa nos direitos dos indivíduos de viver livres de medo, mas também ao abrigo de necessidades, beneficiando de igualdade de oportunidades de gozar todos os seus direitos e de desenvolver plenamente o seu potencial humano. Nesse ínterim, cabem discussões acerca das ameaças à essa segurança em termos militares, estratégicos e de defesa, o que diferencia a abordagem das questões mais abrangentes de direitos humanos do GT I.

GT III- “Resolução de Conflitos e Diplomacia”

A ideia de resolução pacífica de conflitos está cada vez mais presente no âmbito da produção de conhecimento. Estudos sobre a paz vem sendo desenvolvidos com maior frequencia, abandonando a ideia de guerras como modo de solucionar litígios. Esse pensamento está presente tanto no âmbito internacional, como no âmbito interno, onde técnicas alternativas de resolução de conflitos, que vão da conciliação e mediação, até a mais recente justiça restaurativa, ganham espaço, principalmente, no cenário jurídico. O GT pretende, assim, fazer uma reflexão sobre essas formas de solução de conflitos como estratégias diplomáticas, conectando o cenário interno ao internacional.

Não serão aceitos os trabalhos que não se enquadrarem nos respectivos grupos acima listados.